quinta-feira, novembro 29, 2007

O ursinho Maome


Uma professora britânica foi esta quarta-feira acusada de atentado ao credo islâmico e incitamento ao ódio racial depois de ter sido detida por permitir que os alunos dessem na aula o nome de Maome a um urso de peluche.
O anúncio foi feito pelo vice-ministro da Justiça, Abdel Daim Zamraui, segundo o qual o tribunal de Cartum acusou a professora Gillian Gibbons de insultar a religião, nos termos do artigo 125 do Código Penal, incorrendo numa pena de prisão até seis anos, cumulativa com 40 chicotadas e uma multa em dinheiro.
Este artigo incide no respeito pela crença e ritos religiosos, pelos fiéis e pela preservação dos bens sagrados.
Gibbons foi detida no domingo, na sequência de queixas apresentadas pelos pais das crianças - com idades entre os seis e os sete anos -, alegadamente indignados por a professora ter permitido dar ao animal o nome do profeta Maomé.
Gibbons, 50 anos, natural de Liverpool, leccionava na Unity High School, um estabelecimento de ensino privado fundado em 1902, que agora está encerrado por ordem das autoridades sudanesas.
Na terça-feira, esta escola secundária teve de publicar na imprensa um pedido público de desculpas.
Ao mesmo tempo do outro lado do mundo, num Pais tolerante, mais exatamente em Hyson Green um bairro da cidade Inglesa de Nottingham existe uma escola primaria a Berridge School frequentada por criancas de todas as racas e credos. No dia de celebracao das Fes Crista, Islamica, Hindu, Budista, Xintoista e outras, uma das actividades escolares escolhidas foi a pintura das maos das criancas com henna e a aplicacao na testa das mesmas do Bindi, uma marca entre as sobrancelhas caracteristicas da Fe Hindu. Mas a Dona Cristina, portuguesa de familia tradicional e crista de raiz nao achou muita piada quando a sua filha apareceu a porta da escola essa tarde naquele estado. E vai de fazer uma queixa a escola; afinal para actividades desse genero a escola deveria ter informado os pais e pedido autorizacao aos mesmos para a participacao da crianca nessas andancas. A desculpa verbal da professora nao se fez esperar mas rapidamente se enterrou o assunto pois nao se desse o caso dos pais dos meninos da fe Indu e Islamica ficarem horrorizados com o desplante de uma familia Catolica ter algo contra os seus filhos serem "marcados" com simbolos de outras Fes. E assim vai o Mundo, nao admira que o BNP partido da extrema Direita com conotacoes fascistas tenha cada vez mais representacao na nossa sociedade. Desde ja aqui vai a minha solidariedade para a familia da Cristina, e, ja que estas estorias nao chegam a imprensa pelo menos aqui fica o testemunho. PS: Ainda bem que vivemos numa sociedade tolerante senao quem teve a ideia e comercializou o ursinho Benedito XVI (foto), bem que podia ser queimado vivo na Praca do Vaticano.

2 comentários:

Inezoca disse...

He he he se não te portas bem ainda faço constar aí que te chamas de Maomé. Há aí gente suficiente para te dar carga de porrada hahahahhahaahha

Perú menor disse...

Respondo no AEA que tem mais espaço pró debate.
Xó.