sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Pastelaria Biarritz


A pastelaria Biarritz ou a Bia como era conhecida nos meus tempos de juventude fica situada no Largo Frei Heitor Pinto, mais conhecido pelas gentes de Alvalade como o Largo da Igreja. Ponto de encontro da malta estudante nos meus anos do Padre Antonio Vieira, primeira metade dos Oitenta. Muitas motos a porta e frequentes corridas a volta do jardim e largo da igreja. O dono na altura Sr. Rui era boa gente, penso que agora a gerencia esta a cargo do Rui junior e do Pedro meus amigos de infancia. Bom café e excelente pastelaria.

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

O Va-Va


O Vá-Vá, conhecido nos anos 60 por «ninho de lacraus» era o café onde se reuniam os realizadores do novo cinema português, como João César Monteiro, Fernando Lopes, Paulo Rocha, Cunha Telles, Pedro Vasconcelos ou Alberto Seixas Santos.
O crítico Lauro António, morador no mesmo edifício e outro dos seus assíduos frequentadores tem um sonho: encher as suas paredes de fotografias dos mitos da 7ª. arte.
A verdade é que cineastas, artistas, intelectuais pontificavam no Vá-Vá nos anos 60 e 70. Quem ainda o frequenta, quando passa por Lisboa é o filósofo Eduardo Lourenço e a escritora Lídia Jorge (antiga professora da Escola Secundária Rainha Dona Leonor).
Da sua decoração original resta apenas um magnifico conjunto de azulejos da pintora Menez, datados de 1958, mas em adiantado estado de degradação.
É hoje difícil de imaginar que o Vá-Vá foi em tempos um dos mais requintados cafés de Lisboa.

Ja no meu tempo de estudante na primeira metade dos Oitenta se notava um certo ar desleixado e bafiento, embora fosse uma das primeiras escolhas da malta de Alvalade, para ir tomar a bica ou uma imperialzinha pela parte da tarde.

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

A Mexicana

A Mexicana foi fundada em 1946 por um grupo de 4 sócios, 3 dos quais ligados à família Vicente, oriunda de Tomar.

Os terrenos onde hoje se situa a Praça de Londres foram adquiridos na primeira metade do século XX por Tomarenses que a lotearam e venderam a outros Tomarenses para construção.

Uma parte considerável do terreno onde se encontra a Igreja de S.João de Deus era desta família Vicente e da família Alcobia Neves.

Ainda hoje, os principais sócios da Mexicana são descendentes do fundador José Vicente que terá dado sociedade, em comandita, a um sobrinho de nome Manuel Penteado que explorou aqui, no início, uma leitaria que mais tarde evoluiu para aquela que é hoje uma das mais afamadas Pastelarias do País.

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Desaparecida / Missing


Faz hoje uma semana que Shannon Matthews, uma menina de nove anos desapareceu em Dewsbury no Norte de Inglaterra. Depois de todo o criticismo aos metodos da policia Portuguesa no caso McCann esperemos que para o bem desta crianca e da sua familia, a dita "superioridade" da policia Inglesa seja demonstrada neste caso....

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Mudanca de carreira.


Create Fake Magazine Covers with your own picture at MagMyPic.com

Subscribe to People Magazine at a 37% discount!



Humor por Email

Morre Sócrates e o funeral é no Palácio de S. Bento. Ao lado do caixão está uma guarda de soldados. Nisto aparece uma velhinha com uma sacola de comida e começa a pôr dentro do caixão cenouras, tomates, alfaces, etc., enquanto os soldados olham para ela surpresos. A velha continua a colocar alimentos no caixão e um dos soldados educadamente interrompe-a: - Minha senhora, por favor, não pode fazer isso! A velha, enquanto continua a colocar a comida responde: - O que é que você quer, filho? Que os coitados dos vermes comam só merda?
Cláusula de salvaguarda: Face ao perigo dos Bufos súcia-listas, comunico que este mail não está a ser enviado por funcionário público durante o horário de trabalho; não está a ser enviado de um computador de um organismo público; não está a ser enviado de nenhum gabinete, nem mesmo do interior de uma instituição da administração pública; não existe nenhum bufo por perto; não é um comentário jocoso; não é um insulto; não trata o Ex.mo e Il.mo Sr. Eng. Primeiro-Ministro com sentido depreciativo e injurioso; garante a observação das orientações superiormente fixadas para a prossecução e implementação das políticas desenvolvidas pelo "QUERIDO LÍDER"; não demonstra grave desinteresse pelo cumprimento dos deveres gerais de lealdade e correcção; não viola o dever de lealdade; não procura atingir o Sr. Eng. primeiro-ministro; aliás, eu gramo o Sr. Eng. Primeiro Ministro aos molhinhos; Viva o GRANDE LÍDER Sr. Eng. Primeiro-Ministro!!! Mais. Se alguém bufar que fui eu a enviar este mail, eu nego N-E-G-O.

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Praia Grande. Since 1975







Muitas memorias, bom surf e betinhas.


Praia do Guincho

Ja no Guincho a estoria e diferente; vento, belas ondas, areia na venta e o high-light dos bumbum ipanema.....

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Azares


Ha dois dias um aviao da El-Al aterrou em Heathrow, um dos passageiros, um general Israelita tem um mandato de captura internacional por crimes contra a humanidade. Aparentemente o dito vinha a Londres fazer umas comprazitas ao Harvey-Nichols, quando, sabe-se la quem??? o informou que se saisse do aviao tava quilhado pois a policia Inglesa estava a sua espera. Entao, e muito razoavelmente o dito dicidiu nao desembarcar e propos-se a regressar o seu pais no voo de regresso. A policia em vez de cumprir o mandato resolveu que seria perigoso abordar a aeronave devido a presenca de segurancas -aereos Israelitas que tem licenca de porte de armas de fogo a bordo. Ate aqui ainda tinham desculpa, mas quando o aviao teve licenca de descolagem dado com o consentimento das autoridades entornou-se o caldo. E quem tem amigos em altos postos tem tudo. Claro que foi negado que o general ligou aos seus amigos Americanos que por sua vez disseram aos Ingleses para o deixarem seguir e assim foi. Coitado do Pinochet, quando veio por estas paragens nem a Margaret Tatcher lhe valeu, isto quem nao tem amigos Americanos esta bem entalado.... "God Bless America", Land of the free and the Influencial.

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Por acaso...


Hoje, por acaso vi o jogo do Liverpool contra o Milao. Um jogo de bom football, e embora seja adepto do Chelsea, (nao vi o nosso jogo por causa de problemas tecnicos),simplesmente adorei o jogo, bonito de ver e um bom espectaculo. Parabens ao Liverpool, Steven Gerrard, Kuyt e ao mister Rafa Benitez.... Ate a proxima !

Coisas por email

Um Tripeiro da Constituição abre uma loja na baixa de Lisboa, em pleno Rossio e põe na montra o seguinte reclame: ' LOJA DO TEM TUDO '. Um Alfacinha que passava pela rua, ao lêr o que estava escrito no reclame, resolve entrar na loja. Chega-se ao balcao e pede: - Dê-me uma garrafa de vinho do Porto Vintage, de 1930. O Tripeiro procura nas prateleiras, vai ao armazém e traz a garrafa pretendida. No dia seguinte, o Lisboeta resolve voltar à loja para tramar o Portuense. - Bom dia, dê-me 1/2 dúzia de ovos de avestruz. O Tripeiro vai ao armazém e traz-lhe os seis ovos de avestruz. O Lisboeta paga, e sai da loja dizendo para si mesmo: Amanhã é que vou tramar este gajo, palavra de Alfacinha. No dia seguinte lá voltou à loja. - Bom dia amigo, hoje preciso de 1/2 litro de esperma. O Tripeiro pensa com os seus botões, **olha, olha este Morcom** e sem se desmanchar, pregunta-lhe:
- O amigo trouxe o Basilhame ou Bai levar no cue...?

A Praia Pequena







Ja que estamos em inspiradas maresias, aqui vao mais umas fotos. A praia Pequena situa-se entre a Praia Grande e a praia das Macas, nos meus dias de juventude era pouco popular, de dificil acesso e sem nadador salvador, mas sempre teve algo de especial e um caracter simpatico...

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Azenhas







As Azenhas do Mar sempre foram um dos meus sitios preferidos, uma povoacao de 800 habitantes a beira mar plantada com uma bela piscina natural, e quando o mar deixa, uma praia bem a maneira. O melhor sitio que conheco para se ver um lindo por do sol ou uma trovoada nocturna, a ver se quando voltarmos a essas bandas passamos por la, talvez para uma refeicao no restaurante Por-do-Sol......

domingo, fevereiro 17, 2008

Bisbilhotice


Adoro observar a Natureza de uma certa distancia, ou sera bisbilhotice ???

terça-feira, fevereiro 12, 2008

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Acho bem .....


O Arcebispo de Cantuaria pensa que seria uma boa ideia inserir certos aspectos da lei Sharia no Reino Unido. Eu proponho que a primeira medida a ser tomada seja lidar com a infestacao homosexual na Igreja Protestante Inglesa de uma maneira "propria" da lei Sharia.....

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Humor

Uma organizacao caridosa de prevencao ao suicidio abriu um novo centro de atendimento telefonico no norte da India perto da fronteira com o Paquistao. Na primeira chamada recebida pelo operador um homem de meia-idade pede para ser ajudado pois a sua vida ja nao faz sentido e esta prestes a cometer suicidio. O operador muito entusiasmado pergunta: O Sr tem carta de conducao?......

Ahmed, bombista suicida

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Coisinhas boas por Email


Quase no fim de uma entrevista colectiva, um repórter fez a seguinte pergunta aos três políticos presentes: Senhores, se vocês fossem solteiros, com quem os senhores gostariam de se casar??? O primeiro a responder foi Santana Lopes: Eu casaria com a Soraya Chaves, a mulher mais bonita de Portugal!!! Então, um bêbado, lá no fundo, batendo palmas, grita: - Isso mesmo, muito bem, casou pela beleza, vale, muito bem!!! Logo após, Cavaco Silva deu a sua resposta: -Eu casar-me-ia com a minha actual esposa, pois eu amo-a e ela ama-me!!! O bêbado, mais uma vez: -Muito bem, tá certo, casou por amor, boa!!! Muito bem!!! E então, o José Sócrates deu a resposta que só um político como ele sabe dar: -Eu casaria com Portugal, meu coração pertence ao país!! O bêbado, mais eufórico que nunca, respondeu lá de trás: - Sim senhor, muito bem, isso é que é um homem honrado: fodeu, tem que casar...!!!

Por Email


"....batendo as asas pela noite calada. Vêm em bandos, com pés de veludo..."

Os Vampiros do Século XXI

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a enviar aos seus clientes mais modestos uma circular que deveria fazer corar de vergonha os administradores - principescamente pagos - daquela instituição bancária.
A carta da CGD começa, como mandam as boas regras de marketing, por reafirmar o empenho do Banco em oferecer aos seus clientes as melhores condições de preço/qualidade em toda a gama de prestação de serviços, incluindo no que respeita a despesas de manutenção nas contas à ordem. As palavras de circunstância não chegam sequer a suscitar qualquer tipo de ilusões, dado que após novo parágrafo sobre racionalização e eficiência da gestão de contas, o estimado/a cliente é confrontado com a informação de que, para continuar a usufruir da isenção da comissão de despesas de manutenção, terá de ter em cada trimestre um saldo médio superior a EUR1000, ter crédito de vencimento ou ter aplicações financeiras associadas à respectiva conta.
Ora sucede que muitas contas da CGD, designadamente de pensionistas e reformados, são abertas por imposição legal.
É o caso de um reformado por invalidez e quase septuagenário, que sobrevive com uma pensão de EUR243,45 - que para ter direito ao piedoso subsídio diário de EUR 7,57 (sete euros e cinquenta e sete cêntimos!) foi forçado a abrir conta na CGD por determinação expressa da Segurança Social para receber a reforma.
Como se compreende, casos como este - e muitos são os portugueses que vivem abaixo ou no limiar da pobreza - não podem, de todo, preencher os requisitos impostos pela CGD e tão pouco dar-se ao luxo de pagar despesas de manutenção de uma conta que foram constrangidos a abrir para acolher a sua miséria.
O mais escandaloso é que seja justamente uma instituição bancária que ano após ano apresenta lucros fabulosos e que aposenta os seus administradores, mesmo quando efémeros, com «obscenas» pensões (para citar Bagão Félix), a vir exigir a quem mal consegue sobreviver que contribua para engordar os seus lautos proventos. É sem dúvida uma situação ridícula e vergonhosa, como lhe chama o nosso leitor, mas as palavras sabem a pouco quando se trata de denunciar tamanha indignidade.
Esta é a face brutal do capitalismo selvagem que nos servem sob a capa da democracia, em que até a esmola paga taxa. Sem respeito pela dignidade humana e sem qualquer resquício de decência, com o único objectivo de acumular mais e mais lucros, eis os administradores de sucesso.
Medita e divulga… Mas divulga mesmo por favor …
Cidadania é fazê-lo, é demonstrar esta pouca vergonha que nos atira para a miserabilidade social. Este tipo de comentário não aparece nos jornais, tv's e rádios....Porque será???